terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Pensamento de Aristóteles

Aristóteles fundou o Liceu e criou o método peripatético* de ensino, sendo o fundador da Lógica e o percursor do espírito científico contemporâneo.O grande pensador grego foi, durante toda a Idade Média, considerado o mais importante filósofo, e sua doutrina tida como verdade inatacável.
Aristóteles via o próprio pensamento como o ponto culminante do processo desencadeado por Tales de Mileto*A filosofia pretendia não apenas rever como também corrigir as falhas e imperfeições das filosofias anteriores.
Aristóteles discorda de uma parte fundamental da filosofia. Platão concebia dois mundos existentes: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto -, em constante mutação; e outro mundo - abstrato -, o das ideias, acessível somente pelo intelecto. Aristóteles, ao contrário, defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.







Algumas Curiosidades:

O método peripatético, utilizado por Aristóteles no Liceu,o autor da Metafísica não passava de um peripatético. O exótico adjectivo deve-se ao facto de ele dar as suas aulas caminhando pelo peripatoi, uma alameda situada nos jardins do Liceu.
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial”.

Sem comentários:

Enviar um comentário