domingo, 12 de dezembro de 2010

Pintura Romana e o Mosaico

A pintura e o mosaico são as formas artísticas que melhor documentam o modo de vida e de ser dos Romanos, pois serviram para narrar o seu qoutidiano.
A primeira aparece em duas tipologias diferentes: a pintura mural, feita a frescos e a encáustica*, que revestia as paredes interiores dos edificios; e a pintura móvel, realizada a encáustica ou a têmpera sobre paineis de madeira.
As origens da pintura Romana tinham o hábito de revestir as paredes dos túmulos, e mais tarde, das suas casas. Nessa civilização, a pintura teve duas funções: a de protecção e a de embelezamento.



pintura mural: serviu para decorar as paredes internas dos templos, túmulos e mesmo das casas de habitação, com cenas mitologicas e alegóricas semelhantes às dos relevos e da cerâmica.


 encaustica:Técnica pictórica que se aplica sobre suportes de madeira, marfim, pedra ou metal, na qual o aglutinante dos pigmentos é a cera quente, diluída.



 Agora um pequeno video espero que gostem:



domingo, 5 de dezembro de 2010

A Escultura Romana

A Escultura Romana revelou, desde sempre, caracteristicas realistas, centradas na personalidade do individuo, o que decorre das suas raízes estécticas, ou seja, da arte etrusa e helenística . -> Escultura romana

O Retrato romano surge como um gênero artístico autónomo, normalmente sobre a forma de busto.

 -> Retrato romano
A escultura romana eternizou a memória dos Homens atravéz de imagens reais que evidenciavam o carácter, a honra,a glória, e a psicologia do retrato. Era próprio das familias patrícias romanas mandarem fazer máscaras de cera dos seus mortos ilustres - imagines maiorum.

Agora deliciem-se com um pequeno video:

sábado, 27 de novembro de 2010

A arquitectura Romana

Introdução ao Modulo2

Ordem Toscana é  a influência da dórica (simplificação), as colunas não apresentam base, o fusto é liso e o capitel é simples.As colunas são separadas em grandes distancias.


A Ordem Composita é uma variação da ordem jónica e da corintia é um estilo misto em que se insere no capitel as volutas do estilo jónico e as folhas de acanto do estilo corintio.


Bibliografia: Livro HISTÓRIA DA CULTURA E DAS ARTES pag 56                                                                                                

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reflexção sobre o modulo / Auto Avaliação

Não posso dizer que este modulo foi dificel porque nunca tive esta disciplina em nove anos de escola mas posso dizer que foi um modulo interessante e complexo pois abordamos  varias materias.


Neste teste tirei uma nota relativamente baixa mas nunca se sabe, pois nao e so o teste que ta em conta pa passar ou nao o modulo por isso peço um 10 no final do modulo.

Bibliografia dos trabalhos realizados anteriormente.

Pensamento de Aristoteles:
- Wiquipédia;
- Livro;
- www.vidaslusofonas.pt


Batalha de Salamina:
- Livro;
- Wiquipédia.


Arquitéctura Grega:
- Livro;
- www.pegue.com/artes/arquitetura_grega.htm;
- Wiquipédia.

domingo, 31 de outubro de 2010

Arquitéctura Grega

Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela é. Para fazerem isso, foi fundamental o estudo das proporções. Podem-se distinguir quatro grandes períodos na evolução da arte grega: o geométrico, o arcaico o clássico e o helenístico.


O estilo geométrico como o nome indica, começou por aplicar uma ornamentação feita apartir de motivos geométricos simples - o ponto, a linhha e o circulo.


O estilo arcaico possui duas fases: a orientalizante que reflete nos temas, na figuração e na expressão as influência decorativas orientais captadas pelos Gregos.


O estilo clássico é aquele em que o desenho e a pintura se desenvolveram pela descobert, aperfeiçoamento e aplicação de revolucionárias inovações técnicas e formais- designado por cânones.


No estilo helenistico a ceramica perdeu o seu prestigio e qualidade artistica, banalizando-se.

sábado, 23 de outubro de 2010

A Batalha de Salamina

A Batalha de Salamina é um do episódios mais famosos da guerra entre os Gregos e os Persas e aquele cujo desfecho decidiu a sorte final da contenda.

A Batalha de Salamina foi o combate entre a frota persa, e a grega. O acontecimento deu-se no estreito que separa Salamina da Ática, e terminou com a vitória grega.
Após as vitórias persas na Téssalia e em Termópilas, a devastação da Beócia e da Ática, o rei persa entrou em Atenas, destruindo inclusive os monumentos da Acrópole, desenvolvendo aquela que ficou conhecida pela Segunda Guerra Médica.

Téssalia: É uma periferia da Grécia, localizada na parte central do país.
Termópilas: Antigo estreito situado no centro da Grécia.
Beócia: É uma prefeitura da Grécia, localizada na periferia da Grécia Central.
Atenas: É a capital e maior cidade da Grécia e também a capital da Ática
Acrópole: É a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região
Guerras Médicas: Ocorreram entre os povos gregos e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.



Diante da necessidade de organizar a defesa e de equipar o exército, Atenas liderou a formação da Confederação de Delos, uma aliança entre várias cidades-estados gregas que deveriam contribuir com navios ou dinheiro nos gastos da guerra.

Confederação de Delos: foi uma liga marítima organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa.


terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Pensamento de Aristóteles

Aristóteles fundou o Liceu e criou o método peripatético* de ensino, sendo o fundador da Lógica e o percursor do espírito científico contemporâneo.O grande pensador grego foi, durante toda a Idade Média, considerado o mais importante filósofo, e sua doutrina tida como verdade inatacável.
Aristóteles via o próprio pensamento como o ponto culminante do processo desencadeado por Tales de Mileto*A filosofia pretendia não apenas rever como também corrigir as falhas e imperfeições das filosofias anteriores.
Aristóteles discorda de uma parte fundamental da filosofia. Platão concebia dois mundos existentes: aquele que é apreendido por nossos sentidos, o mundo concreto -, em constante mutação; e outro mundo - abstrato -, o das ideias, acessível somente pelo intelecto. Aristóteles, ao contrário, defende a existência de um único mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.







Algumas Curiosidades:

O método peripatético, utilizado por Aristóteles no Liceu,o autor da Metafísica não passava de um peripatético. O exótico adjectivo deve-se ao facto de ele dar as suas aulas caminhando pelo peripatoi, uma alameda situada nos jardins do Liceu.
Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial”.