sábado, 23 de outubro de 2010

A Batalha de Salamina

A Batalha de Salamina é um do episódios mais famosos da guerra entre os Gregos e os Persas e aquele cujo desfecho decidiu a sorte final da contenda.

A Batalha de Salamina foi o combate entre a frota persa, e a grega. O acontecimento deu-se no estreito que separa Salamina da Ática, e terminou com a vitória grega.
Após as vitórias persas na Téssalia e em Termópilas, a devastação da Beócia e da Ática, o rei persa entrou em Atenas, destruindo inclusive os monumentos da Acrópole, desenvolvendo aquela que ficou conhecida pela Segunda Guerra Médica.

Téssalia: É uma periferia da Grécia, localizada na parte central do país.
Termópilas: Antigo estreito situado no centro da Grécia.
Beócia: É uma prefeitura da Grécia, localizada na periferia da Grécia Central.
Atenas: É a capital e maior cidade da Grécia e também a capital da Ática
Acrópole: É a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região
Guerras Médicas: Ocorreram entre os povos gregos e os medo-persas, pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, principalmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.



Diante da necessidade de organizar a defesa e de equipar o exército, Atenas liderou a formação da Confederação de Delos, uma aliança entre várias cidades-estados gregas que deveriam contribuir com navios ou dinheiro nos gastos da guerra.

Confederação de Delos: foi uma liga marítima organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa.


Sem comentários:

Enviar um comentário